domingo, abril 22, 2007

Mias uns dias difíceis

Estas duas última semanas foram bastante atribuladas.
Fomos à ecografia morfológica das 24 semanas e apanhámos um valente susto quando o médico nos disse que tinhamos que contactar o nosso médico de imediato porque se passava qualquer coisa com os rins do Francisco.
Tentámos obter mais informações mas o médico apenas disse que era um dos indicadores das malformações cromossómicas... Pior um pouco! Quando insisti em saber mais, ele apenas disse

- Se a doente fosse minha, eu fazia uma amniocentese, para ficar mais descansado. - Boa, cada vez melhor!
Então doutor mas é grave, pode haver comprometimento renal, ainda que não existam alterações cromossómicas? (Uma vez que ele já nos tinha explicado que, tendo o rastreio bioquimico que já tinhamos feito dado negativo, era pouco provável haver malformações).
- Fale com o seu médico, ele explica-lhe tudo!!!...

Não é que tenhamos má impressão deste médico, mesmo porque foi a segunda vez que estivemos com ele (eco morfológica dos 4 e 6 meses), mas neste dia ficámos muito alarmados e escusado será dizer que nem eu nem a mamã Mimi "pregámos olho" toda a noite.
Ainda tentei ligar ao nosso médico mas já passava das 22h e ele não atendeu.
No outro dia, logo de manhã (tipo 7h45), liguei-lhe e ele tranquilizou-me bastante. Aconselhava a amnio, mas apenas para confirmar o que ele tinha como certo - o nosso Francisco não tinha malformações nenhumas - e os valores que os rins tinham não comprometiam o seu normal funcionamento.
A amnio foi feita 3 dias depois, curiosamente pelo mesmo médico da eco morfológica. A médica com quem estivemos reunidos antes do exame (porque há uma reunião prévia de esclarecimento e aconselhamento) disse-nos o mesmo que o nosso médico, o que nos deixou mais tranquilos e confiantes de que tudo estava bem. Ainda assim, a mamã Mimi quiz fazer a amnio, só assim ficava tranquila.
Como o nosso Francisco já era um matulão de 24 semanas (menos um dia) a médica disse-nos que iria pedir um exame mais rápido (chamado FISH) que dava resultados sobre as 3 trissomias mais comuns logo na próxima 2ª feira, pois estavamos em cima do limite legal para a interrupção por malformações - 24 semanas. Nós dissémos que não a fariamos fosse qual fosse o resultado mas mesmo assim ela lá pediu o FISH e na 3ª feira lá se confirmou que o nosso Francisco está de perfeita saúde - UFFFAAA!!!
Quanto aos rins, estivemos ontem na consulta dos 6 meses com o nosso médico e ele confirma que existe hidronefrose, mas que é um valor tão baixo que não o preocupa. Poderá resolver-se por si até ao parto ou durante o primeiro ano de vida.
Disse-nos que assim que o Francisco nascer faz-lhe uma eco para avaliar o estado dos rins e que a ser necessário intervir será uma coisa muito rápida e eficaz, pois não lhe pareçe ser nada de complicado.
Portanto, resumindo, esta coisa da parentalidade é mesmo assim. Uma vida repleta de constantes alegrias e preocupações.
Desculpem o testamento, mas a nossa ausência foi prolongada e muita coisa se passou...
Beijoquinhas fofas

28 Comments:

At 22 abril, 2007 21:42, Blogger RB said...

olá!!!!!!!!
Parabéns pela gravidez!!!
O meu nome é rute borges, sou fisioterapeuta e psicologa e dou preparação para o parto em telheiras! se tiveres interessada, contacta-me!!!
rutedealmeidaborges@hotmail.com ou poderás vir o meu artigo em http://www.megabebes.pt/2secgrav/2prepeducanascimento.asp
Um beijo
Rute Borges

 
At 23 abril, 2007 11:05, Blogger Barriguita said...

ainda bem que tudo acabou bem... estes sustos são mesmo para nos deixar em pânico!

beijocas

 
At 23 abril, 2007 11:07, Blogger necedu said...

Bem que susto, mas isso vai correr tudo bem e não vai ser nada de especial eu torço por isso.
Jocas

 
At 23 abril, 2007 11:43, Blogger *CC* # *Ruca* said...

Bem q susto, ainda bem q tudo está melhor. Isto de ser pais tem muito q se lhe diga, nunca mais ficamos descansados.

Tudo a correr bem.

beijocas
CC

 
At 23 abril, 2007 15:35, Blogger Susana Happy Days said...

Uffa!!!
Foi mesmo um susto!!! Quando li o título do post...fiquei preocupda!

O que interessa é que agora Mamã e Bebé estão bem, e Papá, claro!

Beijinhos grandes

 
At 23 abril, 2007 23:49, Blogger Avozinha said...

Respirar fundo e continuar a navegar! Boa continuação de viagem!

 
At 24 abril, 2007 11:54, Blogger Rj said...

Bolas que grande susto. Eu acho que nem respirei até ao fim deste post.
O importante é que tudo está no bom caminho e tenho a certeza que o Francisco será um menino cheio de saúde!!!

 
At 24 abril, 2007 11:56, Blogger luclix said...

vai correr td bem tenho a certeza, mas realmente é constante os sobresaltos puxa.

mil bjocas

lu

 
At 24 abril, 2007 14:56, Blogger Alice said...

Ainda bem que tud acabou bem, de facto a vossa ausência já me começava a preocupar, venho sempre aqui, e já há tanto tempo que não sabia nada de vocês ...

felicidades

 
At 24 abril, 2007 16:12, Blogger Dream said...

Mimi,
eu acho que não deves ter ganho para o susto pois, e eu falo por mim, quando vou para as ecos vou sempre muito ansiosa e a pensar se algo corre mal. Espero que agora tenhas uma gravidez mais tranquila. Beijinhos

Tânia

 
At 25 abril, 2007 09:55, Blogger Raio de Sol said...

que susto!

o importante é estar tudo bem, que bom que não há nenhum problema...

um beijo grande para os 3

 
At 25 abril, 2007 10:08, Blogger Kitty said...

Que susto!
Felizmente não passou disso mesmo!
Desejo que continue a correr tudo bem!
Bom feriado
Beijinho

 
At 25 abril, 2007 12:55, Blogger Mary said...

Oh, Francisco, vê se páras de pregar partidas dessas aos teus pais pois eles batalharam mto para te ter e merecem um pouco de sossego até tu chegares.
Bjs

 
At 25 abril, 2007 20:38, Blogger Sem Desistir said...

Não valeu para osusto!!
espero que tenha sido o último.
bjs

 
At 26 abril, 2007 20:50, Blogger Ruby said...

Puxa,
ainda bem que esta tudo bem com o Francisco.

Bjs

 
At 27 abril, 2007 20:42, Blogger Ana said...

A gravidez é um stress!
Enquanto não os temos cá fora nem acreditamos :D

Esperemos que os sustos fiquem por aqui!!

Beijocas ENORMES :***

 
At 28 abril, 2007 15:46, Blogger PM said...

UFAAAA mesmo papá!!!!!
Estava a ficar preocupada!!!!
Fico muito FELIZ por saber que esta tudo bem com o Francisco!!!!
Beijocas ENORMES para vocês 3.... uma especial para a Mimi!!!!

 
At 29 abril, 2007 08:45, Blogger T said...

Uff... Que valentes... Mas o que interessa é o Francisquinho estar bem. Bjs

 
At 29 abril, 2007 16:31, Blogger Bem Me Queres said...

Já não basta o que passamos para conseguir uma gravidez, ainda encontramos pelo caminho tantos sustos.... fico feliz por saber que está tudo bem com o vosso filhote.
Qd eu fiz a eco morfológica, a médica tb detectou o mesmo problema nos rins do Tomás, mas tranquilizou-me. Disse que era normal nos rapazes e que na maioria dos casos se resolvia antes do parto e na pior sitiação, durante o 1º ano de vida. Na minha família tenho um caso assim e o bebé nasceu sem qq problema. Tenho a certeza que vai estar tudo bem com o vosso valentão :-))
Beijinhos doces aos três

 
At 29 abril, 2007 21:12, Blogger Pi said...

Ainda bem que o susto já passou!
Mas devem ter passado por um mau bocado :-( nem quero imaginar
Confia no teu médico que é muito bom.

Bjs

 
At 30 abril, 2007 10:20, Blogger Bárbara - Sol e Lua said...

Puxa...que grande susto ams ainda bem que o Francisco está optimo.

Parabéns

Bjocas

 
At 30 abril, 2007 10:20, Blogger Bárbara - Sol e Lua said...

Minha querida

Gostava que nos enviasse um e-mail dando o seu e-mail para juntar à base de dados da API.

Aguardo pelo mail para poder enviar uma cartinha de renovação da quota em Junho.

inscricoes@apinfertilidade.org

Cumprimentos,

API

 
At 30 abril, 2007 18:16, Blogger Luna said...

bolas que susto, por acaso o medico que fez amiocentese não foi o dr. mesquita?
Tive uma colega teve o mesmo problema ele foi 5* com ela,o bebe nasceu sem problemas nenhuns. simpatia não teem nenhuma, mas competente é, na bissaya no dia tive o Miguel dizeram-me ele era melhor em ecografias e amiocentesse.
beijos
Luna

 
At 03 maio, 2007 16:48, Blogger Anna72 said...

Bem... que grande susto! Ainda bem que não passou disso mesmo!

Que tudo corra bem até ao fim, já tiveram a vossa dose de sustos!

Beijocas

 
At 04 maio, 2007 18:10, Blogger dinorah said...

Mas o que vale são sempre as alegrias!!!

Passa em
www.blogparapequeninos.blogspot.com

e diz-me o que achaste!!

Um beijo enorme para ti e para a tua futura criança!

Dinorah
(dinafraga@yahoo.com)

 
At 10 maio, 2007 10:50, Anonymous Anónimo said...

Espero que esteja tudo bem com o Francisco.
Beijinho gde.

 
At 11 maio, 2007 19:04, Blogger Ideias Personalizadas said...

Foi um grande susto ms já tá tdo bem..
Bjokas

 
At 15 maio, 2007 03:45, Blogger Smas said...

Bem, que grande susto!
Mas ainda bem que está tudo bem!
Quanto ao testamento, nós gostamos é de saber como vai evoluindo a gravidez!
Bjs

 

Enviar um comentário

<< Home